Projeto de Reciclagem

 A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender.

A produção de resíduos é inerente a condição humana.

Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média 300 quilos de lixo por ano. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.

A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os matérias que podem ser reciclados a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor. Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto.

Para aonde vai o nosso lixo depois que o lixeiro passa?

O lixo comum(orgânico) é recolhido nas segundas e nas quintas feira pela empresa Serrana e encaminhado para o aterro sanitário de Mafra.

E o lixo biológico?

È encaminhado para Mafra pela empresa SELUMA 1 vez por semana e posterior mandado para SERVIOESTE em Chapecó para incineração.

O que fazer com o lixo separado do HSCC?

Papel, papelão é vendido para a ZAPA

Frasco de soro, PET é vendido para a REEMPLAST

Caixa de leite longa vida – encaminhada para artesanato

Óleo de cozinha – é doado para fazer sabão

- O lixo reciclável deve sempre estar seco e limpo.

- PAPÈIS – todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas de longa vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixa de pizza cheia de gordura, pontas de cigarros, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel carbono.

- PLÁSTICO – 90% do lixo produzido no mundo é composto de plástico. Por isso esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercado, garrafas de refrigerante (PET) tampinhas e até brinquedos quebrados.

- VIDROS – quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados.

- METAIS - Além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

 OBS: não temos mercado em Canoinhas para o vidro.

 

 Como separar o lixo 

Primeiro não misture o lixo reciclável com o material orgânico, como sobras de alimentos e cascas de frutas e legumes. Coloque o lixo em tambor separado, (até o termino das obras do setor) os lixos recicláveis poderam ser colocados todos em um mesmo tambor.

Depois será colocado tambor específico para cada tipo de material.

Atenção: lave bem as embalagens, como latas, garrafas e frascos de vidros.

As caixas de leite deverão ser lavadas e amassadas.

Os papéis podem ser dobrados, mas não amassados.

Os outros materiais cortantes devem ser embrulhados em papel grosso (Vidro , copo quebrado). E colocados no lixo comum.